domingo, 30 de novembro de 2014

Relatório da palestra

    Assunto: palestra no âmbito do desafio-problema "Como aprendemos a viajar?".

                         No dia 25 de novembro de 2014, realizou-se no auditório da escola Secundária Augusto Gomes, uma palestra feita pelo palestrante José Figueiredo, convidado pela professora Maria Paula Farinha (professora de português e francês).
Para nos dar a conhecer o mundo da hotelaria, José Figueiredo, que andou por algumas partes do globo a abrir hotéis (um no Porto e outro no Rio da Janeiro, Brasil) e a viajar, conhecendo outras culturas deu-nos a conhecer a sua experiência de vida.
Os alunos do 8º A e B elaboraram várias questões sobre a sua vida pessoal e profissional, a maioria das perguntas foram para adquirir conhecimento e algumas delas foram simplesmente de curiosidade.
O palestrante mostrou-nos vários hotéis que existem pelo mundo, verdadeiras maravilhas feitas pelo homem, desde hotéis submersos em água até hotéis feitos de gelo.
Na minha opinião esta palestra tinha como objetivo ajudar-nos a enriquecer o nosso conhecimento sobre o tema "viagens" para depois o aplicarmos aos trabalhos que estamos a elaborar em grupo.
               Nos trabalhos que vamos elaborar, tendo esta base de conhecimento, vai ajudar-nos na pesquisa com maior rigor e mais assertividade. Saber a importância de viajar e os locais mais emblemáticos será um ponto de partida para o desenvolvimento de qualquer trabalho relacionado com o tema "viagens".

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Texto argumentativo

O texto argumentativo foi mais um dos textos que a nossa turma deu nas aulas de Português, então professora, para trabalho de casa, pediu-nos para argumentarmos a frase "Como aprendemos ao viajar".
“Como aprendemos ao viajar”
               Quando começamos a viajar, começamos a conhecer e a aprender novas culturas que nos transportam a realidades que muitas vezes não conseguimos imaginar.
               Na minha opinião, viajar é uma forma de expandir os nossos conhecimentos, quer seja saber a história desse destino, quer seja saber a sua atualidade. Estar nos locais é uma maneira de perceber melhor aquilo que muitas vezes sabemos, mas não valorizamos. Por exemplo, ouvimos falar da Torre Eiffel em Paris, mas quando a vemos ao vivo reparamos na sua grandeza que parece arranhar o céu.
               Por outro lado, viajar também é uma forma de relaxarmos e descansarmos da nossa rotina diária. Provavelmente, nem todos veem a viagem desta forma, preferem ficar em casa sem fazer nada, sendo esta outra maneira de passar as férias. 

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Moléculas

Na aula de Físico-Química a nossa turma elaborou um trabalho prático, com o objetivo de construirmos moléculas com diferentes materiais.O meu grupo constituído pelos elementos: Maria Inês Pires (eu), Mariana Ferreira e Mafalda Oliveira construiu a molécula da água, do nitrogénio,do dióxido de carbono e do ozono.

Dióxido de carbono-CO2                                  Nitrogénio-N2



                                                                                                                          









Ozono-O3                                                                                    Água-H2O

domingo, 9 de novembro de 2014

Crítica

A crítica é um dos textos não-literários dados nas aulas de português, por isso foi-nos pedido para fazermos a elaboração de uma crítica sobre uma série televisiva, um livro, um filme,...que nós gostássemos. Eu escolhi a série televisiva: "Bob´s burgers".
Rir faz bem!
Bob’s Burgers é uma série norte-americana que conta o dia a dia da família Belcher.

Esta família é constituída pelo Bob Belcher (o pai), pela Linda Belcher (a mãe), pela Tina Belcher (a filha mais velha), pelo Gene Belcher (o segundo filho) e pela Louise Belcher (a filha mais nova).

Os pais são donos de um restaurante de venda de hamburgers. Os episódios variam de local para local: no restaurante, na escola, em casa,…

Um dos aspetos positivos é que esta série é muito divertida e faz-me rir sempre que a vejo e os episódios são muito variados, mas sempre virados para a comédia.

Um dos aspetos negativos é que os episódios são muito curtos e aparecem na televisão com pouca frequência.

Esta série por ser muito divertida e nos contar histórias que não são habituais no nosso dia a dia deveria ser vista por muitas pessoas porque nos faz rir muito e rir faz bem!

Para mim, esta série tem uma classificação muito positiva.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Extreme sports

Na disciplina de inglês, iniciamos uma nova unidade sobre desportos radicais ("extreme sports"), então a professora propôs-nos que fizéssemos um pequeno texto sobre este tema.
Extreme sports
Extreme sports or "adventure sports" include a number of activities, all of which take basic sports or activities to a higher level and usually involve a certain degree of risk and danger. To practise those kind of activities you have to wear proper gear, so you don't get hurt. Helmets, special ropes, pads, mountain boots, parachutes, and so on, are required to do those sports. Paragliding, mountain biking, snowboarding, sky surfing, snowkiting, base jumping, parkour and rafting are examples of some extreme sports.


I don't enjoy very much the whole extreme sports concept. I think extreme sports are very dangerous because it makes us do crazy things. I'm not an adventurous person so I wouldn't like to try any of these. 

domingo, 26 de outubro de 2014

Texto publicitário

Na disciplina de português estamos a dar os textos não-literários, entre eles a publicidade, então a professora propôs-nos fazermos uma sobre um produto à nossa escolha. Eu escolhi o champô johnson's baby.

Slogan: Bebés felizes? Só com johnson's baby.

Texto argumentativo: Esta nova linha de produtos johnson's baby vai deixá-lo a si e ao seu bebé a dormir como anjinhos. Compre já e tenha o seu sono de beleza todos os dias.


Imagem:

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Porto-roteiro

Na disciplina de português estamos a dar os textos não-literários, entre eles o roteiro, então a professora propôs-nos que fizéssemos um sobre um cidade à nossa escolha. Eu escolhi a cidade do Porto pois acho que esta cidade é uma das mais belas a nível mundial.

Porto
Património Mundial, uma visita que não pode perder!




· Descobrir

O Porto  é uma cidade portuguesa, situada no noroeste de Portugal e pertence à região Norte e sub-região do Grande Porto. É a sede de um município com 41,42 km² de área, tendo uma população de 237 591 habitantes, dentro dos seus limites administrativos, é subdividido em sete freguesias.

O Porto é a cidade mais importante da elevada indústria da zona litoral da Região Norte, onde se localizam grande parte dos mais importantes grupos económicos do país.
A cidade do Porto é conhecida como a Cidade Invicta e como a Capital do Norte. Tem uma velha ligação socioeconómica à Inglaterra e é a cidade onde vive a maior comunidade britânica em Portugal.

·  A não perder

2
Como pontos turísticos, destacam-se o Palácio da Bolsa (1), as Caves de Vinho do Porto (2), a Torre dos Clérigos (3), a Sé do Porto (4), a Casa do Infante, Museu do Carro Elétrico, o Planetário e a Fundação de Serralves.



O Centro Histórico é Património da Humanidade, classificado pela UNESCO. A Foz é outra zona de elevado turismo, por muitos considerada a mais bela zona da cidade, onde se pode desfrutar da beleza do oceano Atlântico conjugada com um belíssimo e romântico passeio marítimo.
4

· Saborear

Alguns dos restaurantes mais apreciados: A Capoeira, Al Forno Foz, Foz velha, O homem do leme, Paparico, Portucale, entre outros,...


· Onde dormir
Hotéis de 5 estrelas: Hotel Infante Sagres, Palácio das Cardosas, Sheraton Porto Hotel & Spa,…
Hotéis de 4 e 3 estrelas: A Favorita, Bessa Hotel, Hotel Boa-vista, Teatro,…

· Cultura
Outros dos pontos atrativos da cidade do Porto são os espetáculos, que podem ser apreciados em locais muito emblemáticos: Casa da Música, Teatro Rivoli, Teatro Nacional São João e Coliseu do Porto.

3


 Maria Inês Pires; Nº 19

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Visita de campo ao aeroporto Francisco Sá Carneiro-relatório

Este trabalho foi feito no âmbito do projeto "Como na vida", onde as turmas 8º A e B estão a integradas com o objetivo de responder a seguinte questão: "Como aprendemos ao viajar?". Este foi o nosso primeiro trabalho como grupo (nomeadamente o nosso, B4) que consistia na elaboração de um relatório sobre a aula de campo ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Na minha opinião eu achei este trabalho muito fácil, pois nós já estavamos habituados a fazer relatórios para as disciplinas de Físico-Química e Ciências Naturais.

Visita de campo ao aeroporto Francisco Sá Carneiro-relatório

Pelas 8h30m da manhã saímos da escola. Apanhamos o metro na estação Câmara de Matosinhos.
Fizemos o percurso: Estação Câmara de Matosinhos – Estação da Senhora da Hora – Aeroporto.
Chegamos ao aeroporto Francisco Sá Carneiro (localizado em Pedras Rubras).
O local que visitamos caracterizava-se por ter aviões, balcões de check in/check out, uma grande variedade de companhias aéreas e o facto de ser uma construção recente e elaborada.


Tinha a seguinte sinalética universal: check in, check out, WC, autocarros, aluguer de viaturas, canal de chegada, salão, recolha de bagagem, porta de embarque, bagagem fora de formato a numeração das pistas,…
O aeroporto possibilita uma grande diversidade de destinos diretos (aproximadamente 58 destinos).
Os destinos predominantes são França, Espanha e Alemanha.
O check in e o check out são feitos no aeroporto, mas algumas companhias só possibilitam fazê-lo via online (por exemplo as companhias low cost).
As companhias low cost têm vindo a aumentar nos últimos anos e têm vindo a igualar com as companhias tradicionais, chegando hoje em dia aos 56%. As pessoas preferem viajar em companhias low cost quando se trata de trabalho, mas também há quem opte por viajar em companhias low cost por lazer, marcando tudo por via online.
O aeroporto tem um bom funcionamento, tudo é feito com precisão e organização, pois a qualquer minuto pode acontecer um “desastre” e têm de estar preparados para tudo.
Aprendemos também como se trabalha no aeroporto, nunca pensámos que fosse tão complexo e tão exaustivo operar num “simples” aeroporto.

Chegámos à escola por volta do 12h seguindo o percurso Aeroporto- Estação da Senhora da Hora- Estação Câmara de Matosinhos.
Lucas Santos; Nº 16
Mafalda Oliveira; Nº 17
Margarida Ramos;Nº 18
Maria Inês Pires; Nº 19
Maria Santos; Nº 20

domingo, 5 de outubro de 2014

Quem sou eu?

       Este projeto foi feito a pedido da professora Georgina Teixeira, no âmbito da disciplina de Oficina de Competências, com o objetivo de a professora e de nós próprios nos ficarmos a conhecer melhor.

Quem sou eu?

Quem sou eu?- O meu nome é Maria Inês Pires, tenho 13 anos e estudo na Escola Secundária Augusto Gomes. Sou de estatura média, tenho o cabelo castanho e comprido, os meus olhos são também castanhos. Considero-me uma pessoa inteligente, divertida e simpática. Adoro ir à piscina e adoro água, aliás a minha cor preferida é o azul. Acho que às vezes consigo ser um pouco convencida e considero-me uma pessoa orgulhosa, pois apesar de não ter razão nunca peço desculpa.

Como é que os outros me veem?- Acho que os outros me veem como alguém feliz, de bem com a vida e simpática. 

Como sou (quero ser) de facto?- Sou amiga e prestável com os meus amigos, espero que sempre que precisem de mim saibam que podem contar comigo. Apesar de às vezes ser um pouco arrogante, eu sei que os meus amigos estão lá para mim, como eu estou para eles. No futuro, até à bem pouco tempo eu sonhava em ser pediatra, mas agora essa profissão não me cativa muito, ainda não sei o que quero ser... 



domingo, 8 de junho de 2014

Imagem do Bom jesus de Matosinhos

Imagem do Bom Jesus de Matosinhos
É em Matosinhos que podemos contemplar aquela que para muitos é a mais antiga imagem de Cristo crucificado existente em Portugal. Foi no ano 124 que, segundo a lenda, as águas do oceano depositaram na praia de Matosinhos uma belíssima imagem de Jesus na cruz esculpida, poucos anos antes, por Nicodemos, testemunha privilegiada dos últimos momentos da vida de Cristo.
Objeto de fortíssima religiosidade desde a Idade Média, a imagem do Bom Jesus de Matosinhos embora não seja tão antiga quanto insinua a lenda, não deixa de ser efetivamente, aos olhos dos estudiosos, uma das mais antigas imagens de Cristo crucificado que se podem contemplar no nosso país, datando do século XIII.
É uma imagem que só muito raramente sai do interior da sua igreja, tendo ocorrido em 1944 e 1967 as únicas exceções das últimas décadas. No entanto, em momentos de particular aflição, deslocou-se até ao Porto em procissão e grande fervor religioso. Caso de 1526 na sequência de “apavorantes” calamidades naturais que vinham atingindo a cidade, 1596 e 1644 por ocasião de grandes cheias, ou 1696 por causa de uma “mortífera peste” que enchia os hospitais e “mergulhara a cidade num imenso pavor”.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

A Salsa


A Salsa
A salsa é uma planta nativa da região mediterrânica central (sul  de Itália Argélia e Tunísia),naturalizada em toda a Europa e amplamente cultivada como condimento ou hortaliça. É uma planta herbácea, formando uma roseta de folhas muito divididas e o seu sabor é suave tornando-a numa das mais conhecidas ervas aromáticas. A Salsa é bastante resistente às diferenças de temperatura. A Salsa é também uma medicinal e o seu nome científico é Petroselinum crispum.
A Salsa têm várias propriedades, de entre elas destacam-se as propriedades culinárias (é universalmente utilizada como tempero de variadíssimos pratos) e as propriedades medicinais (por exemplo: a salsa contêm tanta vitamina A e vitamina C que tem sido reconhecida como anticancerígena).

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Pequena estrofe sobre "Os Amigos"


Os Amigos

Amigo é quem sorri para ti 
sem motivo aparente,
é quem sofre
 o teu sofrimento.

Poema: "As palavras"

As Palavras

São como um mundo
que gira em volta do seu próprio Sol
como um pião que nunca para de girar.

Deslizam pela boca
Enchem-na de sabedoria
tristeza e alegria.


quinta-feira, 24 de abril de 2014

Biografia de Florbela Espanca

  
Biografia de Florbela Espanca


Florbela Espanca, uma poetisa portuguesa nasceu a 8 de dezembro de 1894, em Vila Viçosa.
Em 1903, Florbela Espanca escreveu o primeiro poema de que temos conhecimento: “A Vida e a Morte”.
         Casou-se no dia 8 de dezembro de 1913 com Alberto Moutinho.
Concluiu um curso de Letras em 1917, inscrevendo-se a seguir no curso de Direito, sendo a primeira mulher a frequentar este curso na Universidade de Lisboa.
Sofreu um aborto involuntário em 1919, ano em que publicaria: “Livro de Mágoas”. É nessa época que Florbela começa a apresentar sintomas mais sérios de desequilíbrio mental.
 Em 1921 separou-se de Alberto Moutinho, passando a encarar o preconceito social decorrente disso. No ano seguinte casou-se pela segunda vez com António Guimarães.
Florbela sofreu novo aborto e o seu marido pediu o divórcio. Em 1925 casou-se pela terceira vez, com Mário Laje. A morte do irmão, Apeles (num acidente de avião), abala-a gravemente e inspira-a para a escrita de “As Máscaras do Destino”.
Tentou o suicídio por duas vezes em outubro e novembro de 1930, às vésperas da publicação de sua obra-prima: “Charneca em Flor”. Após o diagnóstico de um edema pulmonar, suicida-se no dia do seu aniversário, 8 de Dezembro de 1930, utilizando uma dose elevada de veronal. “Charneca em Flor” viria a ser publicado em Janeiro de 1931.
Pioneira do movimento feminista em Portugal, teve uma vida agitada, inquieta, transformando seus sofrimentos íntimos em poesia da mais alta qualidade, carregada de erotização e feminilidade.