domingo, 30 de novembro de 2014

Relatório da palestra

    Assunto: palestra no âmbito do desafio-problema "Como aprendemos a viajar?".

                         No dia 25 de novembro de 2014, realizou-se no auditório da escola Secundária Augusto Gomes, uma palestra feita pelo palestrante José Figueiredo, convidado pela professora Maria Paula Farinha (professora de português e francês).
Para nos dar a conhecer o mundo da hotelaria, José Figueiredo, que andou por algumas partes do globo a abrir hotéis (um no Porto e outro no Rio da Janeiro, Brasil) e a viajar, conhecendo outras culturas deu-nos a conhecer a sua experiência de vida.
Os alunos do 8º A e B elaboraram várias questões sobre a sua vida pessoal e profissional, a maioria das perguntas foram para adquirir conhecimento e algumas delas foram simplesmente de curiosidade.
O palestrante mostrou-nos vários hotéis que existem pelo mundo, verdadeiras maravilhas feitas pelo homem, desde hotéis submersos em água até hotéis feitos de gelo.
Na minha opinião esta palestra tinha como objetivo ajudar-nos a enriquecer o nosso conhecimento sobre o tema "viagens" para depois o aplicarmos aos trabalhos que estamos a elaborar em grupo.
               Nos trabalhos que vamos elaborar, tendo esta base de conhecimento, vai ajudar-nos na pesquisa com maior rigor e mais assertividade. Saber a importância de viajar e os locais mais emblemáticos será um ponto de partida para o desenvolvimento de qualquer trabalho relacionado com o tema "viagens".

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Texto argumentativo

O texto argumentativo foi mais um dos textos que a nossa turma deu nas aulas de Português, então professora, para trabalho de casa, pediu-nos para argumentarmos a frase "Como aprendemos ao viajar".
“Como aprendemos ao viajar”
               Quando começamos a viajar, começamos a conhecer e a aprender novas culturas que nos transportam a realidades que muitas vezes não conseguimos imaginar.
               Na minha opinião, viajar é uma forma de expandir os nossos conhecimentos, quer seja saber a história desse destino, quer seja saber a sua atualidade. Estar nos locais é uma maneira de perceber melhor aquilo que muitas vezes sabemos, mas não valorizamos. Por exemplo, ouvimos falar da Torre Eiffel em Paris, mas quando a vemos ao vivo reparamos na sua grandeza que parece arranhar o céu.
               Por outro lado, viajar também é uma forma de relaxarmos e descansarmos da nossa rotina diária. Provavelmente, nem todos veem a viagem desta forma, preferem ficar em casa sem fazer nada, sendo esta outra maneira de passar as férias. 

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Moléculas

Na aula de Físico-Química a nossa turma elaborou um trabalho prático, com o objetivo de construirmos moléculas com diferentes materiais.O meu grupo constituído pelos elementos: Maria Inês Pires (eu), Mariana Ferreira e Mafalda Oliveira construiu a molécula da água, do nitrogénio,do dióxido de carbono e do ozono.

Dióxido de carbono-CO2                                  Nitrogénio-N2



                                                                                                                          









Ozono-O3                                                                                    Água-H2O

domingo, 9 de novembro de 2014

Crítica

A crítica é um dos textos não-literários dados nas aulas de português, por isso foi-nos pedido para fazermos a elaboração de uma crítica sobre uma série televisiva, um livro, um filme,...que nós gostássemos. Eu escolhi a série televisiva: "Bob´s burgers".
Rir faz bem!
Bob’s Burgers é uma série norte-americana que conta o dia a dia da família Belcher.

Esta família é constituída pelo Bob Belcher (o pai), pela Linda Belcher (a mãe), pela Tina Belcher (a filha mais velha), pelo Gene Belcher (o segundo filho) e pela Louise Belcher (a filha mais nova).

Os pais são donos de um restaurante de venda de hamburgers. Os episódios variam de local para local: no restaurante, na escola, em casa,…

Um dos aspetos positivos é que esta série é muito divertida e faz-me rir sempre que a vejo e os episódios são muito variados, mas sempre virados para a comédia.

Um dos aspetos negativos é que os episódios são muito curtos e aparecem na televisão com pouca frequência.

Esta série por ser muito divertida e nos contar histórias que não são habituais no nosso dia a dia deveria ser vista por muitas pessoas porque nos faz rir muito e rir faz bem!

Para mim, esta série tem uma classificação muito positiva.