Após
a finalização do último projeto, iniciámos o desafio-problema "Como a
tecnologia nos influencia". A pedido da professora de Oficina de
Competências, Georgina Teixeira, cada aluno da turma 8ºB realizou um pequeno
relatório de iniciação ao projeto relacionado com as tecnologias, onde
incluímos: uma pequena introdução ao tema do nosso grupo (contextualização), os
elementos que constituem o grupo e a distribuição de tarefas.
Relatório de iniciação ao projeto:
"Como nos influencia a tecnologia"
Elementos
do grupo:
Francisca
Melo, nº9
Gonçalo
Monteiro, nº10
Inês
Ferreira, nº14
Maria
Inês Pires, nº19
Paola
Calonio, nº24
O
que vamos fazer neste desafio:
O
meu grupo vai tentar envolver todas as disciplinas neste desafio, fazendo
vários crucigramas (uma coisa que hoje em dia todos usam como um
"passatempo"). A ideia surgiu logo no primeiro dia de aulas e todos
os elementos concordaram, pois é algo, que na minha opinião, utiliza-se com
pouca frequência nestes desafios escolares, ao contrário, por exemplo, dos
powerpoints que são feitos em massa.
Como
pensamos envolver as tecnologias neste desafio:
O
meu grupo pensa envolver as tecnologias na realização do trabalho, isto é, os
crucigramas vão estar relacionados com a tecnologia e as várias disciplinas,
mas também vão ser feitos através de uma "aplicação" instalada no
computador (aí estaremos a usar as competências que adquirimos através dos
professores que se baseiam na tecnologia).
Distribuição
de tarefas:
Para
uma fase inicial, cada elemento do grupo teve de fazer cinco perguntas para as
disciplinas escolhidas pelo próprio (alguns ficaram com duas disciplinas e
outros com apenas uma) como demonstra a seguinte tabela:
|
Disciplina para fazer cinco perguntas
|
Prazo de entrega não
definido
|
Francisca Melo
|
Inglês
|
|
Gonçalo Monteiro
|
Matemática
|
|
Inês Ferreira
|
Educação física/Francês
|
|
Maria Inês Pires
|
Português/Ciências naturais
|
|
Paola Calonio
|
Físico-química/História
|
Maria Inês Pires, nº19
Maria Inês: falemos sério como é meu hábito. Estamos no 3º período e temos desafios desde o ano passado e este pequeno relatório revela:
ResponderEliminar1) que não percebeste ainda o que é um desafio - não vais envolver, como dizes os crucigramas no desafiio mas sim como os crucigramas servem o desafio, como este os justifica;
2) a introdução é fraca, se vires até repetes o título.
Não satisfaz, portanto e falaremos na aula, projetando este teu relatório.