segunda-feira, 13 de abril de 2015

Relatório de iniciação ao projeto: "Como nos influencia a tecnologia"

Após a finalização do último projeto, iniciámos o desafio-problema "Como a tecnologia nos influencia". A pedido da professora de Oficina de Competências, Georgina Teixeira, cada aluno da turma 8ºB realizou um pequeno relatório de iniciação ao projeto relacionado com as tecnologias, onde incluímos: uma pequena introdução ao tema do nosso grupo (contextualização), os elementos que constituem o grupo e a distribuição de tarefas. 
Relatório de iniciação ao projeto: "Como nos influencia a tecnologia"
Elementos do grupo:
Francisca Melo, nº9
Gonçalo Monteiro, nº10
Inês Ferreira, nº14
Maria Inês Pires, nº19
Paola Calonio, nº24
O que vamos fazer neste desafio:
O meu grupo vai tentar envolver todas as disciplinas neste desafio, fazendo vários crucigramas (uma coisa que hoje em dia todos usam como um "passatempo"). A ideia surgiu logo no primeiro dia de aulas e todos os elementos concordaram, pois é algo, que na minha opinião, utiliza-se com pouca frequência nestes desafios escolares, ao contrário, por exemplo, dos powerpoints que são feitos em massa.
Como pensamos envolver as tecnologias neste desafio:
O meu grupo pensa envolver as tecnologias na realização do trabalho, isto é, os crucigramas vão estar relacionados com a tecnologia e as várias disciplinas, mas também vão ser feitos através de uma "aplicação" instalada no computador (aí estaremos a usar as competências que adquirimos através dos  professores que se baseiam na tecnologia).
Distribuição de tarefas:
Para uma fase inicial, cada elemento do grupo teve de fazer cinco perguntas para as disciplinas escolhidas pelo próprio (alguns ficaram com duas disciplinas e outros com apenas uma) como demonstra a seguinte tabela:

Disciplina para fazer cinco perguntas



Prazo de entrega não
definido
Francisca Melo
Inglês
Gonçalo Monteiro
Matemática
Inês Ferreira
Educação física/Francês
Maria Inês Pires
Português/Ciências naturais
Paola Calonio
Físico-química/História
 Maria Inês Pires, nº19

1 comentário:

  1. Maria Inês: falemos sério como é meu hábito. Estamos no 3º período e temos desafios desde o ano passado e este pequeno relatório revela:
    1) que não percebeste ainda o que é um desafio - não vais envolver, como dizes os crucigramas no desafiio mas sim como os crucigramas servem o desafio, como este os justifica;
    2) a introdução é fraca, se vires até repetes o título.
    Não satisfaz, portanto e falaremos na aula, projetando este teu relatório.

    ResponderEliminar