Para dar início a este 2º período, as turmas do 9º A e B deram início a um
novo desafio-problema sobre os refugiados e os movimentos migratórios. Este
desafio-problema denomina-se “Seremos todos, um dia, refugiados?”.
As turmas do 9º A e B tiveram como primeira atividade no âmbito deste
desafio-problema, o visionamento de vários vídeos sobre pessoas refugiadas,
isto é, pessoas que fugiram dos países e apresentam também as razões que cada
um teve para fugir do seu país.
Abaixo estão a
notas tiradas por mim durante o visionamento dos vários vídeos:
·
Primeiro
vídeo:
o Guerra (tiros, principalmente) no Kosovo
(1989)
o Adelina e família são refugiados desde os
10 anos (de Adelina)
o Ela conseguiu fugir da guerra
o Kosovo: país pobre
o O pai tentou refúgio político
o Atualmente Adelina tem 26 anos e visitou o
país que fugiu em tempos
·
Segundo
vídeo:
o Alfredo e Verónica têm 33 e 32 anos
respetivamente
o Ambos
são mexicanos refugiados na Europa desde 2007
o São médicos
o Os europeus contactaram-nos porque estavam
interessados na investigação de Alfredo (esquizofrenia)
o A curiosidade levou-os a ir para a Europa
·
Terceiro
vídeo:
o Rean casou-se com 22 anos para sair do
Irão e ir para os EUA (mas não conseguiu)
o Percurso migratório: Bósnia-Turquia-Eslovénia-Itália
o Rean
passou fome, frio e medo
o Ela é iraniana
o Auxiliadores: “traficantes” de emigrantes
(máfia)
o Ela teve de atirar água aos filhos durante
a sua “viagem” devido ao extremo calor e não existia ar suficiente para todos
os “passageiros”
Na minha opinião, após o visionamento destes vídeos, os alunos passaram a
ter uma ideia mais ampla do conceito “refugiados” e dos vários tipos de
refugiados que existem.
Em suma, eu penso que estes vídeos serviram para nós termos uma maior base
de informação para a realização/desenvolvimento deste desafio-problema.
Parabéns pelas tuas notas Mª Inês , foram as que, até agora, realçaram o lado humano e trágico do que é ser emigrante, imigrante ou refugiado. MBom mesmo fora de tempo.
ResponderEliminar